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Economize no RG! Garanta a segunda via do documento de forma gratuita em apenas alguns passos


Nova carteira de identificação (Foto: Reprodução/Globo)

Precisa da segunda via do RG mas está com o orçamento apertado? Descubra como você pode garantir seu documento sem nenhum custo seguindo passos fáceis

A partir de 11 de janeiro, o Brasil adotou a Carteira de Identidade Nacional como o novo documento principal dos cidadãos, substituindo o tradicional RG em todos os estados e no Distrito Federal. Essa mudança visa modernizar o sistema de identificação, facilitando os cadastros governamentais e aumentando a segurança dos dados pessoais.

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Benefícios e objetivos da nova identidade

A implementação da Carteira de Identidade Nacional tem como objetivo principal simplificar os processos de cadastro em órgãos governamentais e reduzir as possibilidades de fraudes. A nova carteira promete trazer mais segurança aos dados pessoais dos cidadãos, algo crucial na era digital.

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Emissão gratuita e isenções para a segunda via

A primeira emissão da nova identidade está sendo oferecida gratuitamente para facilitar a transição para o novo sistema. Para a segunda via, existem algumas condições de isenção:

  • Vítimas de furto do documento, desde que solicitado até 30 dias após o registro do Boletim de Ocorrência.
  • Mulheres com 60 anos ou mais e homens com 65 anos ou mais.
  • Desempregados há mais de três meses, com apresentação da Carteira de Trabalho.
  • Cidadãos em situação de pobreza ou extrema pobreza, com o Número de Identificação Social (NIS).
  • Erros de digitação percebidos até 90 dias após o recebimento da via anterior.
  • Documentos danificados ou extraviados devido a desastres naturais, com a apresentação do B.O em até 90 dias após o evento.
Brasil lança nova carteira de identidade, substituindo o RG (Foto: Reprodução/Internet)
Brasil lança nova carteira de identidade, substituindo o RG (Foto: Reprodução/Internet)

Passos para emissão da nova carteira de identidade

Para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário:

  1. Verificar se encaixa nos requisitos de isenção para a segunda via, se aplicável.
  2. Dirigir-se a um posto de atendimento, como o Poupatempo.
  3. Levar a certidão de nascimento ou de casamento, conforme necessário.

A validade do documento varia conforme a faixa etária: até 11 anos (validade de 5 anos), de 12 a 59 anos (validade de 10 anos) e para maiores de 60 anos (validade indeterminada).

Procedimentos e localidades de emissão

O novo documento deve ser solicitado junto à Segurança Pública de cada estado, normalmente pela Polícia Civil ou Detran. Algumas regiões já permitem a emissão do documento pela internet, facilitando o acesso dos cidadãos.

Autor(a):

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.