Destaque

Fique ATENTO ao prazo final para você trocar seu antigo RG pelo novo modelo do documento


Prazo se encerra e emissão do novo RG se torna OBRIGÁTORIA (Reprodução/Internet)

Ainda está usando o RG antigo? Ele já passou da validade e ainda não renovou? Pois seu tempo está para acabar ainda mais com o novo modelo do documento, que é a Carteira de Identidade Nacional (CIN).

+Humilhante: Denúncia gravíssima no Burger King é feita e o que acontece em quiosque da rede é absurdo

O antigo RG (Registro Geral) está sendo reformulado pelo Governo e já tem prazo para que todos os órgãos expedidores sejam obrigados, de uma vez por todas, a emitir o novo modelo de documento.

+INVESTIGAÇÃO: Apple está sendo acusada por algo IMPRESSIONANTE e que vinga usuários do iPhone

O CIN começou a ser introduzido no fim de 2020, em época da pandemia da Covid-19, mas será obrigatório a todos cidadãos, ou seja, a partir de 06 de novembro de 2023, todos órgão expedidores do Brasil emitirão apenas o novo documento.

CIN é o novo modelo de RG expedido pelo Governo e já tem prazo final (Foto: Reprodução/ Internet)
CIN é o novo modelo de RG expedido pelo Governo e já tem prazo final (Foto: Reprodução/ Internet)

O modelo novo de RG será obrigatório a partir desta data, mas se você atualizou recentemente o seu RG à moda antiga, ele ainda terá validade até 28 de fevereiro de 2032, portanto, a adaptação acontecerá de maneira gradual e sem pressa.

+Alerta máximo do Bolsa Família: Convocação sem resposta pode bloquear seu benefício agora

Vale frisar, portanto, que somente a partir de 06 de novembro de 2023 o modelo CIN será o único emitido e o antigo modelo RG não será mais expedido.

O CIN, além de ainda ser um documento físico, vai ter sua versão digital, que poderá ser acessada pelo site Gov.br, tornando a consulta ao documento prática e rápida em qualquer lugar que estiver.

+Atenção: Feriadão bate forte na porta no dia 23/05 agora e você precisa ver quem pode aproveitar

O novo documento de identidade terá acesso via Internet (Foto: Reprodução/ Gov.br)
O novo documento de identidade terá acesso via Internet (Foto: Reprodução/ Gov.br)

Além do antigo número de RG, o CIN ainda incluirá assinatura do titular digital, CPF, gênero, data de nascimento, nacionalidade ou naturalidade, nome social do portador (caso seja aplicável), QR Code de validação eletrônica, informações de tipo sanguíneo e opção de doação de órgãos.

+Avião, carros, dízimos retidos e prédio de R$ 260 milhões: Valdemiro sofre com penhoras na Justiça

Qual o objetivo da troca do RG pelo novo CIN?

O principal objetivo do CIN é aumentar a segurança e ser uma das ferramentas mais completas de identificação do cidadão brasileiro pelo Governo, além da acessibilidade via internet, com acesso a smartphones e computadores, sem necessidade de andar com o documento físico no bolso.

Documento é emitido totalmente grátis (Imagem: Montagem)
Documento é emitido totalmente grátis (Imagem: Montagem)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.