Televisão

SBT manda Jornalismo seguir os “interesses do mercado”


Silvio Santos ao lado de Luciano Hang, dono das lojas Havan (Foto: Reprodução)

No SBT os profissionais do departamento de jornalismo devem seguir um manual criado no final dos anos 1990, que contrariam alguns preceitos básicos da profissão. Existe um  documento que informa que “não há lugar para o jornalismo desvinculado dos interesses mercadológicos” na emissora de Silvio Santos e que o setor “não pode fugir das regras de administração” da rede.

De acordo com a publicação do TV Pop, em outra parte do documento do SBT, os profissionais recebem o alerta de que o jornalismo da emissora deve ser otimista mesmo durante a cobertura de tragédias, que comumente são ignoradas pela programação do canal. “O tom do nosso Jornalismo deve ser otimista, precisando mostrar que mesmo nas situações mais trágicas é possível dar a volta por cima”, diz o documento.

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Esse controverso manual de Silvio Santos foi criado durante a gestão de Marcos Wilson, diretor do departamento de jornalismo entre 1988 e 1997 no SBT. O jornalista foi o responsável pela implantação de alguns dos formatos mais marcantes e controversos da história da televisão brasileira, como o Aqui Agora e o TJ Brasil, primeiro telejornal do país a ter um âncora, encarregado de comentar as notícias do dia, e não apenas um leitor de notícias.

Anteriormente o SBT tornou pública uma versão mais simples de seus princípios editoriais. No documento assinado por Silvio Santos em 1988, o a emissora paulista alertava aos seus funcionários que o departamento de Jornalismo da emissora precisava ter seriedade, isenção, apartidarismo e que deveria ter credibilidade com o público.

No entanto, essa carta é contraditória com o manual criado pelo SBT. O documento tornado público diz que o comunicador exige que o seu telejornalismo seja isento, mas o manual criado para o setor é explícito ao dizer que “não há lugar” no SBT para assuntos que contrariem os interesses de mercado da emissora. A jornalista Rachel Sheherazade, perdeu espaço da emissora justamente após se envolver em polêmicas com Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.

Jornalista e Radialista. Trabalho com comunicação há 15 anos, levando informação e entretenimento com seriedade ao público.