PUBLICIDADE

Notícias

Serasa faz anúncio desanimador nesta terça-feira (19) e deixa cidadãos preocupados

19/09/2023 às 23:00

Notícia importante aos brasileiros sobre a Serasa (Foto: Reprodução/Internet)
Notícia importante aos brasileiros sobre a Serasa (Foto: Reprodução/Internet)

Serasa traz um banho de água fria para a economia brasileira. Um anúncio foi feito nesta terça-feira (19) e você não pode ignorar

Uma recente pesquisa divulgada pela Serasa e publicada pela Folha de S. Paulo revela que a inadimplência está crescendo no Brasil, especialmente em contas de serviços básicos como luz, água e gás.

+ Gigante em perigo! Ana Thaís Matos não se cala e expõe time correndo risco sério de rebaixamento

Segundo o estudo, apenas em agosto de 2023, esses tipos de contas compõem um quarto do total das dívidas dos cidadãos brasileiros, um recorde desde 2019. Comparado ao mês anterior, o nível geral de inadimplência também teve um aumento significativo.

+ SAQUE ADIANTADO! Saiba como retirar R$ 600 pelo app do Caixa Tem

O Brasil registra, atualmente, um total de 71,74 milhões de devedores listados na base de dados da Serasa. Deste montante, 50,4% são mulheres e 49,6% são homens. O grupo mais afetado pela inadimplência são as pessoas entre 41 e 60 anos, representando 35% do total, seguido por aqueles entre 26 e 40 anos, com 34,5%.

Veja também

Serasa ajuda inadimplentes
Serasa ajuda inadimplentes (Foto: Reprodução/Internet)

Desde o começo do ano, a inadimplência em contas de consumo básico subiu aproximadamente 13,82%, ainda conforme os dados da Serasa. A maior parte das dívidas atrasadas ainda está relacionada a bancos e cartões de crédito, com cerca de 29,29% do total.

Programa foi lançado para conter problema

Em resposta a esse cenário preocupante, o Governo Federal lançou o programa “Desenrola Brasil” com o objetivo de facilitar a renegociação de dívidas para os brasileiros inadimplentes.

Programa Desenrola auxilia endividados (Foto: Reprodução/Internet)
Programa Desenrola auxilia endividados (Foto: Reprodução/Internet)

Este mês, o programa focará em indivíduos pertencentes à “Faixa 1”, que têm contas atrasadas de até R$ 5,000 ou outras dívidas bancárias. O público-alvo para esta fase são pessoas que recebem até dois salários mínimos e que estão registradas no CadÚnico (Cadastro Único).

+ Você está por dentro do Auxílio Gás? Saiba o que mudou e pode afetar o seu bolso

Para tornar o processo de renegociação mais eficaz, o Governo está desenvolvendo uma plataforma online que funcionará como um tipo de “leilão” para acordos de dívida. O programa já demonstrou algum sucesso, com mais de 1,9 milhões de contratos renegociados na sua primeira fase, que focava em pessoas da “Faixa 2”.

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite