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Siga estas dicas se você pretende se manter jovem e com a mente saudável com o passar dos anos


Siga estas dicas para se manter jovem e com a mente saudável Foto: Reprodução

Da mesma forma como devemos sempre exercitar nosso corpo fisicamente para manter a saúde em dia, a saúde mental é tão importante quanto e, por incrível que pareça, qualquer mudança neste aspecto pode gerar um envelhecimento precoce da nossa mente. 

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Existem comportamentos nos quais a repetição diária acaba afetando o desenvolvimento cerebral e, apesar de passar despercebidos no início, com o tempo podem gerar consequências irreparáveis na mente.

Apesar de o fato de que conforme as pessoas vão envelhecendo, elas também vão perdendo aos poucos suas habilidades cognitivas seja verdade, é bom ter a consciência de que determinados fatores podem fazer com que esse processo aconteça mais rápido. Por conta disso, é melhor percebê-los rapidamente, para conseguir moderá-los e evitar que atrapalhem a saúde do cérebro.

De acordo com o professor Charan Ranganath, que comanda o Laboratório de Memória Dinâmica na Universidade da Califórnia e autor do livro ‘Por que nos lembramos: a nova ciência da memória’, é possível prevenir o perigo de ser vítima do esquecimento em uma idade precoce através de determinadas transformações em sua vida.

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A seguir, te mostraremos hábitos geralmente praticados pelas pessoas que podem atrapalhar a saúde de sua mente:

1 – Não dormir o suficiente

Algumas pessoas acreditam ser bom o fato de ter poucas horas de sono e realizar diversas atividades durante o dia, porém, o que o especialista conseguiu observar é que a privação de sono ou má qualidade do sono pode afetar bastante a saúde mental.

É necessário ter a consciência de que, durante o sono, o cérebro consolida todas as informações que foram aprendidas naquele dia, ou seja, sua privação só impedirá esse processo de acontecer.

Segundo um estudo publicado na Nature Communications, dormir menos de seis horas por noite pode aumentar o risco de demência em 30% comparando com as pessoas que conseguem dormir mais de sete horas por noite.

2 – Ficar muito sozinho

Um estudo feito nos Estados Unidos, que observou os cérebros de adultos completamente saudáveis, analisou que os indivíduos que possuem sentimentos de solidão mostram níveis mais altos de amiloide cortical, que se trata de um indicador utilizado no diagnóstico de demência.

É por essa razão que as relações sociais acabam estimulando a memória, evitando que surjam sintomas referentes à perda de memória e, consequentemente, auxiliando a sua mente a se manter saudável.

O mais indicado é a interação feita de pessoa para pessoa, porém, se não for possível, interações online ou por telefone também podem surtir efeito.

3 – Estar em um trabalho estressante

A Sociedade de Alzheimer faz um alerta a respeito dos riscos que o estresse em excesso pode causar na mente do ser humano, mostrando que, apesar de um determinado nível de estresse possa gerar benefícios às pessoas, seu excesso pode causar sérias consequências.

Além de atrapalhar o sono, afetar a saúde da pele e a saúde mental, o estresse excessivo também pode causar uma contração no cérebro. Segundo especialistas, durante os picos de estresse, o corpo acaba liberando o hormônio cortisol, que está diretamente ligado a crises de ansiedade, depressão e demência.

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4 – Ficar muito no celular

De acordo com o The Sun, uma pesquisa feita no ano de 2023 afirma que as pessoas ficam cerca de sete horas por dia na frente da tela. Esse hábito acaba causando um fenômeno atual chamado de “demência digital” que, apesar de ainda não ser conhecido como uma condição atualmente, observa problemas como a perda de memória de curto prazo, esquecimentos e entre outras questões referentes ao uso exagerado da tecnologia.

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Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

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Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.