PUBLICIDADE

Notícias

Surreal: saiba quando virá a nova onda de calor avassaladora no Brasil

12/12/2023 às 19:20

Onda de calor vem aí (Foto: Reprodução)
Onda de calor vem aí (Foto: Reprodução)

Uma nova corrente de ar quente adentrando o Centro-Sul do Brasil resultará em temperaturas acima das usuais para este período do ano. Conforme a previsão da Metsul, os termômetros mostrarão números superiores a 40ºC na metade de dezembro. Essa onda de calor se estabelecerá sobre o norte da Argentina e do Paraguai, expandindo-se posteriormente para o Centro-Oeste e Sul do Brasil nos meses seguintes.

No Sul, o Rio Grande do Sul será o estado mais impactado, com o início do aumento das temperaturas a partir desta sexta-feira (15). A projeção aponta para marcas entre 35ºC e 40ºC em algumas localidades. Na Grande Porto Alegre, a Metsul prevê até 39ºC. Assim, o estado terá “noites com temperaturas elevadas e tardes excessivamente quentes”.

Calor além dos padrões esperados para dezembro Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas devem situar-se em torno de 40ºC. Ainda que os dias quentes sejam habituais no Centro-Oeste ao final do inverno e durante a primavera, neste ano, a previsão aponta para temperaturas mais elevadas entre o final de semana atual e o começo do próximo.

ESPORTE Wellington Silva sai do Cuiabá e recebe propostas do Vasco, Cruzeiro e outros clubes da Série A (ig.com.br)

Onda de calor tenebrosa

Onda de calor vem aí (Foto: Reprodução)
Onda de calor (Foto: Reprodução)

De acordo com a Metsul, o calor intenso previsto ultrapassa os padrões típicos para o mês de dezembro, mesmo com a chegada do verão. Isso resultará em temperaturas mais elevadas, inclusive no interior de São Paulo. Normalmente, esta região apresenta maior índice de chuvas nesta época, o que aumenta a umidade e impede picos extremos de temperatura.

Veja também

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Entretanto, com a corrente de ar quente aproximando-se do país nos próximos dias, espera-se que as altas temperaturas sejam sentidas tanto no Sudeste quanto no Centro-Oeste. Até o momento, o Inmet não emitiu alertas relacionados ao calor extremo previsto para os próximos dias.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite