Celebridades

Após 27 anos, Taís Araújo expõe abuso e trauma que sofreu nos bastidores de Xica da Silva: “Eu cedi”


Taís Araújo (Foto: Reprodução / Instagram)

Taís Araújo fez a sua estreia na TV em Xica da Silva.

Em 1996, Taís Araújo sentiu o peso de ser protagonista de novela. Alçada ao estrelato ao compor o elenco de Xica da Silva (1996), novela da extinta TV Manchete, após 27 anos a famosa resolveu soltar o verbo.

É que em seu primeiro papel principal, com a desculpa de que eram “outros tempos”, Xica da Silva marcou época na história da teledramaturgia, mas também deixou a sua estrela traumatizada.

SAIBA MAIS! Discreta, jornalista da Globo viu marido ser demitido e fez relato emocionante

Em entrevista para a revista Piauí, a esposa de Lázaro Ramos revelou que passou alguns perrengues ao longo das gravações, principalmente por causa do diretor de Xica da Silva.

“Eu era invisível na Barra da Tijuca, sequer beijei na boca de alguém do condomínio”, relembrou ela, falando sobre interpretar um papel sexualizado e ser uma adolescente de 17 anos e ainda virgem.

Em seguida, ela revelou sua experiência traumática com Walter Avancini, que faleceu em 2001, tendo O Cravo e a Rosa (2000), como a sua última trama.

“O Avancini era genial. Muito do que sei de comprometimento e disciplina, aprendi com ele. Mas era extremamente abusivo”, confessou Taís Araújo, expondo os bastidores da trama que foi escrita por Walcyr Carrasco.

Zezé Motta e Taís Araújo em cena da novela Xica da Silva (1996) (Foto: Reprodução)
Zezé Motta e Taís Araújo em cena da novela Xica da Silva (1996) (Foto: Reprodução / Internet)

TRAUMAS

Além disso, no segundo dia de gravação, o diretor da trama da Manchete quase a fez desistir da novela ao dizer que ela era “a maior decepção da vida dele”.

“Ele chegou a se desculpar, mas era algo frequente e repetitivo, já que ele achava que dessa forma teria uma atuação ‘mais visceral'”, revelou a contratada da Globo.

Pouco tempo depois, Taís completou 18 anos e Avancini queria aproveitar sua maioridade para vender fotos nua da atriz por causa do sucesso de Xica da Silva.

“Ninguém me obrigou a fazer essas fotos, mas é claro que ali eu cedi às pressões, disse Taís Araújo, contando que apesar de mostrar estar desconfortável, o diretor debochou da situação na época.

No ano seguinte, Taís Araújo migrou para a Globo, onde permanece até hoje e estrelou várias novelas, sendo um marco em Da Cor do Pecado (2004) ao ser a primeira protagonista negra da emissora carioca.

E também em Viver a Vida (2009), sendo a primeira mocinha negra do horário nobre da Globo. O último trabalho da artista foi na novela Cara e Coragem, encerrada em janeiro de 2023.

Clarica Gusmão, de Cara e Coragem
A atriz em seu último trabalho na Globo, na novela Cara e Coragem (Foto: Reprodução / Globo)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!