Televisão

TV Jovem Pan corre risco antes mesmo de estrear


Tutinha larga a presidência da Jovem Pan durante atos terroristas Foto: Reprodução
Tutinha, dono da Jovem Pan sonha em ter sua emissora de TV.
Tutinha, dono da Jovem Pan sonha em ter sua emissora de TV.

TV Jovem Pan corre risco antes mesmo de estrear. A Jovem Pan tem como certo o uso do sinal da antiga MTV para lançar sua emissora de TV. E confirma que está trabalhando para lançar o canal no segundo semestre. A empresa de Tutinha venceu uma disputa contra a CNN Brasil, intermediada pelo Ministério das Comunicações.

O canal 32 de São Paulo teve a concessão cassada. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, considerou que o Grupo Abril, antigo dono, não poderia vender uma sintonia pública para o Grupo Spring (dono da extinta Loading), que agora quer repassar a frequência para a empresa de Tutinha, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho.

Tutinha da Jovem Pan e Rubens Menin dono da CNN Brasil estiveram nas dependências do canal Loading em 26 de maio deste ano, acompanhados de Fábio Faria, ministro das Comunicações. Eles visitaram as instalações e conheceram a estrutura do prédio, localizado no Sumaré, bairro nobre da zona oeste de São Paulo.

Amanda Klein pede demissão da Jovem Pan após atritos com comentarista: “Ambiente tóxico”

Curiosamente, no dia seguinte o Loading promoveu uma demissão em massa, desligando todos os colaboradores que havia contratado seis meses antes. Atualmente, o canal exibe somente séries e desenhos enlatados.

Problemas na negociação

O negócio de venda da antiga MTV para o Grupo Spring foi realizado sem a participação da União, em dezembro de 2013, o que é ilegal. Já que qualquer concessão de televisão pública precisa de aprovação do Congresso Nacional, com sanção do Governo Federal. Ou seja, quem estiver com a concessão não pode vendê-la sem abrir uma licitação, a não ser que tenha autorização do órgão competente do Poder Executivo.

De acordo com informações, para agradar tanto a CNN quanto a Jovem Pan, foi cogitada a possibilidade da divisão do sinal, criando os canais 32.1 e 32.2, e permitindo que ambos conquistem seus espaços na TV aberta.

Sou Jornalista graduada pela Universidade Estadual Centro Oeste Unicentro . Atualmente sou repórter de TV e nas horas vagas me aventuro a escrever... Sou apaixonada por contar histórias e noticiar os fatos!