PUBLICIDADE

Destaque

BENEFÍCIO AOS TRABALHADORES (21): Valor do PIS/Pasep em 2024 está praticamente DEFINIDO; saiba como vai ser

21/09/2023 às 11:35

Saldo do PIS/Pasep (Foto: Reprodução/Internet)
Saldo do PIS/Pasep (Foto: Reprodução/Internet)

Confira qual deve ser o valor do abono salarial no ano que vem

O pagamento do PIS/Pasep está atrasado desde o início da pandemia da Covid-19 a muitos brasileiros. Portanto, neste ano de 2023, os brasileiros tiveram acesso ao ano-base de 2021. No ano que vem, em 2024, o acesso será ao ano-base de 2022.

+Notícia de saída da Uber no Brasil e fim de serviço deixa milhares de motoristas desesperados hoje (21)

Antigamente, antes da pandemia da Covid-19, em 2020, todos trabalhadores recebiam o seu direito ao abono salarial do PIS/Pasep em referência ao ano anterior. Neste momento, tudo está um pouco atrasado mas o Governo Federal vem se readequando à situação.

+EXCELENTE NOTÍCIA NO SANTOS (21): Rueda está prestes a ANUNCIAR esta NOVIDADE que acabou de FECHAR

O PIS/Pasep usa como base o valor do salário mínimo anual, que costuma ser reajustado todos os anos, para fazer o pagamento aos trabalhadores. Com isso, em 2023, o benefício foi no valor de R$ 1.320 reais, de acordo com a atualização do piso mínimo em vigor desde 1º de maio.

Presidente Lula deu reajuste do salário mínimo e falou sobre mudanças propostas pelo Governo (Foto: Reprodução/ Jose Cruz/ Agência Brasil)
Presidente Lula deu reajuste do salário mínimo e falou sobre mudanças propostas pelo Governo (Foto: Reprodução/ Jose Cruz/ Agência Brasil)

+“Devendo 2 bilhões de reais”: Joel Datena para a Band com confirmação urgente sobre falência de empresa GIGANTE

De acordo com recente declaração da ministra Simone Tebet, responsável pelo Orçamento e Planejamento do Governo Lula, existe a previsão de que o pagamento do PIS/Pasep seja de R$ 1.421 reais em 2024, mas a certeza só virá à tona a partir de janeiro, quando é estipulado o reajuste do salário mínimo.

Veja também

Para se ter direto ao abono salarial do PIS/Pasep, o trabalhador deve estar inscrito há, no mínimo, cinco anos neste benefício. Outra regra importante é que, o trabalhador deve receber, no máximo, até dois salários mínimos ao mês em referência ao ano-base para se ter direito ao benefício.

+Terra e Paixão: Descontrolada, Petra incarna o instinto assassino de Irene e atira em Hélio: “Eu matei ele”

Importante ressaltar que todos dados do trabalhador devem ter sido encaminhados pela empresa corretamente ao RAIS ou ao e-Social. E por fim, para se ter direito ao pagamento do PIS/Pasep, o trabalhador deve ter atuado em, pelo menos, 30 dias no ano-base.

PIS/Pasep surpreende trabalhadores (Foto: Reprodução/Internet)
PIS/Pasep surpreende trabalhadores (Foto: Reprodução/Internet)

Vale destacar que o trabalhador que atuou nos 12 meses do ano-base, terão direito ao abono salarial do salário mínimo atual, de maneira integral. Quem trabalhou menos meses, ou somente 30 dias mínimos no ano-base, irão receber o valor proporcional baseado no piso salarial minimo em vigor.

+INSATISFEITO COM LUXEMBURGO: Jogador do Corinthians se torna OPORTUNIDADE ao Grêmio por estas RAZÕES

Onde recebo o PIS/Pasep?

O PIS é pago pelo banco Caixa Econômica Federal (CEF) aos trabahadores em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Já o Pasep, destinado aos servidores públicos, tem o abono salarial pago pelo Banco do Brasil (BB).

Banco do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco do Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite