Notícias

Cuidado: não jogue bicarbonato nesses 5 pontos da casa ou irá se arrepender para sempre


Veja onde não usar o bicarbonato de sódio (Imagem: Reprodução)

Tome cuidado com o uso do bicarbonato de sódio

Quando o assunto é limpeza doméstica, o bicarbonato de sódio costuma aparecer. Com a finalidade de ser mais econômico, eficiente e menos tóxico, o mesmo ganhou espaço garantido nos armários de quem preza por uma casa limpa e sem ter que gastar muito.

Porém, o produto, por mais que seja um aliado em várias situações, existem algumas superfícies e objetos que definitivamente não se dão bem com ele. Por trás do salvador da pátria, esconde-se um potencial vilão para determinados materiais.

+ Lula assina decreto oficialmente e nova lei do cartão de crédito entra em vigor; veja novidade

Por isso, antes de sair por aí espalhando o bicarbonato de sódio em tudo, é bastante importante saber que o uso inadequado pode causar mais danos do que benefícios. Algumas superfícies podem ser arranhadas, descoloridas ou até mesmo corroídas pelo poder abrasivo do bicarbonato.

Assim, para que seja evitada situações desagradáveis, é crucial conhecer os lugares de sua casa que devem ficar longe desse pó mágico.

1 – Mármore

O mármore e o bicarbonato são coisas que não combinam. Isso pois, o bicarbonato pode acabar sendo abrasivo para essa superfície tão chique e acaba deixando marcas ou arranhões. Assim sendo, antes de sair esfregando, lembre-se que o mármore precisa de cuidados mais suaves. Assim, escolha produtos específicos para não ter dor de cabeça depois.

2 – Madeira

Seguindo a mesma linha, a madeira e o bicarbonato também não são melhores amigos. Acontece que a madeira, com a sua natureza porosa, pode ser danificada pelo bicarbonato, afetando assim o acabamento ou a cor. O melhor então, é optar por óleos ou ceras, que protegem e nutrem, sem precisar arriscar a beleza dos seus móveis.

3 – Panelas de alumínio

O bicarbonato pode acabar reagindo com o alumínio, gerando assim uma oxidação, deixando as suas panelas manchadas ou até mesmo pior. Dessa forma, se a sua ideia é manter o brilho, melhor buscar por outras alternativas.

+ Idosos aposentados pelo INSS podem pedir a ISENÇÃO do IPTU 2024 de acordo com os critérios estabelecidos

4 – Prataria antiga

As pratarias antigas precisam de um trato especial. Porém, o bicarbonato, apesar de ser bom para algumas coisinhas, pode ser agressivo demais e tirar charme vintage. Existem métodos específicos para limpar prata que vão preservar a história sem danificar.

5 – Espelhos e vidros

Para finalizar, porém não menos importante, os espelhos e vidros não se devem ter contato com o bicarbonato, pois, o produto pode deixar resíduos e embaçar a sua visão clara. Existem limpadores específicos que dão um brilho sem complicação.

Bicarbonato de sódio é muito usado em misturas para limpeza e desodorização (Foto: Reprodução/ FreePik)
Bicarbonato de sódio (Foto: Reprodução/ FreePik)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.