Televisão

BBB 22: Discussão de Natália com Linn acende aviso sobre transtorno mental; entenda


BBB 22: Sonia Abrão se revolta com atitude de sister na última festa e pede eliminação: 'Difícil engolir' Foto: Reprodução

As atitudes de Natália Deodato durante o BBB 22 demonstram sinais do TEI (Transtorno Explosivo Intermitente), conhecido como síndrome do Hulk. A doença é caracterizada por impulsos que acabam se manifestando em agressões verbais e físicas, falas e discussões contra pessoas, animais ou objetos – o que aconteceu com a mineira, na madrugada desta quinta-feira (17).

BBB 22: Produção analisa atitude de Natália e sister pode ser expulsa a qualquer momento: ‘Agressão grave’

Durante a festa do líder Lucas Bissoli, a integrante do grupo Pipoca ficou incomodada com Linn da Quebrada e Jessilane Alves, e acusou as colegas de confinamento de não darem importância a seus sentimentos. Ela passou a berrar com a cantora, levou a discussão para o quarto, e atirou objetos pela casa. De acordo com o Notícias da TV, que entrevistou o psicólogo Alexandre Bez, o diagnóstico acontece quando o paciente apresenta grande frequência dessas ações.

“Para ser considerado TEI é necessário que essas ações aconteçam há pelo menos seis meses, caso contrário pode ser apenas uma ação isolada, intencional e pessoal, não sabemos se ela tinha essas atitudes fora da casa. É importante ressaltar que quando você tem alguma configuração mental já alterada, adulterada por algum transtorno seja psíquico ou psicológico, qualquer substância lícita ou ilícita como álcool e drogas, pode potencializar esse transtorno imediatamente. Isso é fato. É uma correlação totalmente íntima e associada”, afirmou o profissional a respeito da participante do BBB 22.

A designer de unhas já comentou durante o programa da Globo que usava o chocolate como um modo de canalizar suas crises de ansiedade. Após o consumo em exagero de doce, ela precisou de controle alimentar com um especialista, segundo ela, e passou até a pilotar moto para se acalmar. No BBB 22, a bebida pode ter simulado o efeito “calmante” que a sister procurava.

“Ela pode ter usado o álcool como uma substituição do chocolate que ela não tem ali para usar. Na verdade, o chocolate ao mesmo tempo em que ajuda a controlar a ansiedade, também piora, deixando a pessoa dependente e mais ansiosa. Essa própria dependência também pode ser um desencadeador de um surto neurótico [como a Natália teve], como uma maneira de extravasar”, explica o psicólogo.

Alexandre Nero no BBB? Ator diz que bateria recorde, mas rejeita ideia: “Acabar com a minha carreira”

BBB 22: Discussão de Natália com Linn acende aviso sobre transtorno mental; entenda
BBB 22: Discussão de Natália com Linn acende aviso sobre transtorno mental; entenda Foto: Reprodução

A situação que Natália vive no BBB 22 lembra Raissa Barbosa, participante de A Fazenda 12. Contudo, a diferença é que a ex-peoa já entrou no reality com o diagnóstico do transtorno de personalidade Borderline. Além disso, seus ataques de raiva aconteciam com muito mais frequência.

Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.