Diretas

Conta de luz atrasada: Governo Federal divulga prazo final para quitar dívidas


Governo Federal e Conta de Luz (Foto: Reprodução / Gov / Pronatec)

Prazo final para quitação de conta de luz foi revelada

Contas de consumo sempre causam dor de cabeça, afinal os gastos sempre ultrapassam os ganhos da maioria dos brasileiros. A conta de luz, por exemplo, é uma conta de consumo fundamental, mas que muitas pessoas acabam não conseguindo honrar esse compromisso pelos momentos mais adversos.

Sendo assim, o Governo Federal prorrogou para o dia 31 de março de 2024 o Programa Desenrola Brasil, que tem como finalidade ajudar aos brasileiros a negociarem as suas dívidas, entre elas a conta de luz atrasada.

SAIBA MAIS! Atenção: CNH sofre mudanças e alteração na lei pode gerar multa aos motoristas desavisados

Os clientes que atenderem aos pré-requisitos poderão renegociar os débitos com até 90% de desconto e parcelar a dívida em até 60 vezes. Vale destacar que para participar da renegociação, é preciso atender os seguintes pré-requisitos como ter uma renda de até dois salários-mínimos e estar inscrito no CadÚnico.

Além de ter débito negativado entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022 de acordo com informações divulgadas pelo portal FDR.Veja as vantagens do Desenrola Brasil:

Veja também

  • Possibilidade de 90% de desconto;
  • Dívidas de até R$ 5 mil por devedor;
  • Dívida pode ser parcelada em até cinco anos (60 meses);
  • Sem necessidade de entrada;
  • Valor mínimo de parcela é de R$ 50;
  • Vencimento da primeira parcela em até 30 dias depois da negociação;
Desenrola Brasil (Reprodução/Internet)
Desenrola Brasil (Foto: Reprodução / Internet)

COMO TER A ISENÇÃO DA CONTA DE LUZ?

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), foi criado pelo Governo Federal no objetivo de fazer com que toda a população brasileira tenha acesso ao serviço de energia.

Dessa forma, os descontos podem ser de até 65%. E para ter acesso ao programa, é necessário se enquadrar em alguns critérios, como estar com a inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e receber até meio salário mínimo como renda mensal familiar per capita (por pessoa).

Aos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também pode ter acesso ao desconto. O mesmo é válido para as famílias com renda total de até três salários mínimos, porém, que tenham algum integrante com doença grave, cujo o tratamento necessite de aparelhos que usem grande quantidade de energia elétrica.

Então caso você se enquadre nestas condições, poderá receber os descontos na conta de luz. Vale destacar que o próprio CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) encaminha a família para o desconto, caso ela atenda aos critérios.

Programa Tarifa Social de Energia Elétrica-TSEE, iniciativa do Governo Federal (Imagem Reprodução Internet)
Programa Tarifa Social de Energia Elétrica-TSEE, iniciativa do Governo Federal (Foto: Reprodução / Internet)

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo Aaron Tura Tv

Aaron Tura

💬 Jornalista | Colunista @ATardeESua @TVFOCOoficial @oficialSUPERPOP

@aarontura

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!